Make your own free website on Tripod.com

VIII - Instalação/Manut.

Home
Membros
I - Introdução
II - Dispositivos
III- Conceitos eléctricos
IV- Curvas características
V - Configuração
VI - Dimensionamento
VII - Ligações
VIII - Instalação/Manut.

VIII- Instalação e manutenção


Localização e orientação dos módulos
    Para a boa instalação é importante seleccionar a melhor localização possível para os módulos fotovoltaicos.
    A localização deve reunir duas condições: 1) Estar o mais próximo possível das baterias (a fim de minimizar a secção do cabo); e 2) Ter condições óptimas para a recepção da radiação solar.
    Os módulos deverão estar suficientemente afastados de qualquer objecto que projecte sombra sobre eles no período de melhor radiação (habitualmente das 9 às 17 horas) no dia mais curto do ano.
    A figura 8.1 ajuda a calcular a distância mínima (em metros) a que um objecto poderá estar dos módulos a fim de que não projecte sombra sobre os mesmos durante o Inverno, três horas antes e três horas depois do meio dia solar.

 

Figura 8.1

    Com base na latitude do lugar da instalação obtém-se da figura 8.1 o Factor de espaçamento. Assim, a distância mínima a que poderá estar localizado o objecto será:

 

Distância = Fe x (Ho - Hm)


em que:
Fe = Factor de espaçamento obtido da Fig. 8.1
Ho = Altura do objecto
Hm = Altura em relação ao nível do solo em que se encontram instalados os módulos

    Os módulos deverão ser orientados de modo a que a sua parte frontal olhe para o Sul geográfico (ou Norte, quando no hemisfério Sul). Quando o Sol alcançar o ponto mais alto da sua trajectória (meio dia) sua posição coincide com o Sul geográfico.
    Para conseguir um melhor aproveitamento da radiação solar incidente, os módulos deverão estar inclinados em relação ao plano horizontal num ângulo que variará com a latitude da instalação. A BP Solar recomenda a adopção dos seguintes ângulos de inclinação:
 

Latitude

Ângulo de inclinação

0 a 4 graus 10 graus
5 a 20 graus latitude + 5 graus
21 a 45 graus latitude + 10 graus
46 a 65 graus latitude + 15 graus
66 a 75 graus 80 graus

Exemplo: como Lisboa está na latitude 39º, o ângulo de inclinação do painel poderá ser de 49º. Pequenas variações de ângulo não afectam significativamente o rendimento da instalação.

No hemisfério Norte as placas ficarão voltadas para o Sul geográfico (que tem uma diferença de 17º em relação ao Sul magnético). No hemisfério Sul as placas ficarão voltadas para o Norte geográfico.

 

Figura 8.2

Localização dos demais equipamentos
    O regulador de carga das baterias poderá estar localizado na própria estrutura (caso dos geradores solares de apenas um ou dois módulos) ou em algum lugar próximo do banco de baterias (caso dos geradores com maior quantidade de módulos).
As baterias deverão ser instaladas num compartimento separado do resto da habitação e com ventilação adequada, pois das baterias de chumbo-ácido emanam gases explosivos.
Nas instalações rurais é aconselhável ter um quadro de distribuição com uma entrada para o banco de baterias e uma ou duas saídas (com as respectivas protecções) em que se repartirão os consumos das habitações. No referido quadro também poderá haver um sistema indicador do estado de carga das baterias. Para isso é conveniente colocar o quadro num lugar da habitação de acesso fácil a fim de manter o controlo adequado.

Manutenção dos módulos fotovoltaicos
    Uma das grandes vantagens dos sistemas de produção fotovoltaicos é que não necessitam manutenção alguma. É por isso que são os ideais nos sítios em que é preciso autonomia de funcionamento.
    A parte frontal dos módulos é constituída por um vidro temperado com 3 a 3,5 mm de espessura, o que os torna resistentes até ao granizo. Além disso, admitem qualquer tipo de variação climática. Eles são auto-limpantes devido à própria inclinação que o módulo deve ter, de modo que a sujeira pode escorrer.
    De qualquer forma, nos lugares onde seja possível, será conveniente limpar a parte frontal dos módulos com água misturada com detergente.
    Deve-se verificar periodicamente que o ângulo de inclinação obedece ao especificado.
    Deve-se confirmar que não haja projecção de sombras de objectos próximos em nenhum sector dos módulos entre as 9 e as 17 horas, pelo menos.     Deve-se verificar periodicamente se as ligações eléctricas estão bem ajustadas e sem sinais de oxidação.

Manutenção das baterias
    Observar periodicamente o nível de água em cada um dos compartimentos de todas as baterias. Caso o nível esteja baixo, completar com água desmineralizada.
    Inspeccionar os terminais a fim de verificar se estão bem ajustados e sem corrosão.
    Observar se existe sulfuração, pois isto poderia indicar gás na bateria e portanto uma falha do sistema de regulação.

Home | Membros | I - Introdução | II - Dispositivos | III- Conceitos eléctricos | IV- Curvas características | V - Configuração | VI - Dimensionamento | VII - Ligações | VIII - Instalação/Manut.

Última actualização: 11/03/02.